ENTREVISTA COM ALFREDO DA MADREDEUS

Em entrevista ao artista popular Alfredo da Madredeus, natural do estado de Maranhão, que também é músico e artesão, quando de sua apresentação teatral na Cia. Os Itinerantes, apresentando o espetáculo "O Desejo de Catirina" dentro do Circuito Cultural Paulista que passou por nossa cidade em 21 de Agosto de 2010, tivemos o prazer de conhecer de perto os instrumentos fabricados pelo próprio artista e em seu manuseio, sabermos qual a finalidade de cada um deles integrado ao teatro. Detalhamos aqui para vocês.

ARTISTAS POPULARES_
-Alatia Cintra
-Cícero Ventura
-Alfredo da Madredeus (músico, artesão e artista popular de rua)
-Flávia Dantas
-Lupe Albano (músico)

O ESPETÁCULO_
O Desejo de Catirina, foi apresentado praça da Integração.

O espetáculo mistura em seu enredo drama e comédia, encenado por atores, músicos e bonecos numa fusão de teatro, dança, música (toadas) e poesia.Inspirado na lenda do Bumba meu Boi. Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais famoso que está prometido para São João, com isso ela obriga Chico, seu marido, a pegar o Boi do patrão. O amo descobre e manda buscar Chico e o Boi. Daí desenvolvem-se acontecimentos inesperados e tudo regado a muita música típica.
Teve a duração de 55 minutos, contou com público de todas as idades, fazendo sucesso entre as crianças e convidando os adultos a regressarem ao tempo de sua infância. O Que mais chama a atenção entre tantas qualidades dos integrantes é o fato de trazerem para o interior do estado de São Paulo, culturas de outros estados com tanta genialidade. E O Que mais impressiona é a habilidade com os instrumentos artesanais enquanto em cena.

OS INSTRUMENTOS_
  • MATRACA: Dois Tacos de madira de aproximadamente 20 cm, sendo confeccionado em Madeira de Lei; Pau D'Arco e Cedro, e é tocado percutindo um contra o outro.
  • MARACÁ: Instrumento de origem indígena confeccionado em Flande, enchido com esferas de ferro. Com formato redondo, esse instrumento é de muita importância no ritmo porque é o "Amo" da brincadeira que comanda o batalhão.
  • TAMBOR ONÇA: Uma lata de óleo coberta com Couro de Cabra e tem um umbigo central que é confeccionado de uma madeira típica do nosdeste brasileiro, o Genipapo. É O Instrumento que dá o chão da brincadeira, seu som imita o rosnar de uma onça.
  • PANDEIRÃO: Aro de Genipapo com aproximadamente 1 metro de diâmetro, coberto com Couro de Cabra ou de Bode, preso por tachinhas, para ser afinado ao fogo.

Mariângela Anelli é Professora de Artes e História da Arte, blogueira autora em quatro blogs diferentes, administradora de websites e twiteira de seus trabalhos na web.

0 comentários:

Share |